O início
Blumenau foi fundada em 02 de setembro de 1850. Entre os primeiros colonos alemães vindos com Dr. Blumenau, fundador da cidade, já formavam-se, aos domingos, pequenos grupos dedicados à arte dramática e ao canto como expressão cultural de sua terra de origem. Estas reuniões, que também incluíam o esporte (como o tiro-ao-alvo), resultaram na organização da primeira sociedade recreativa da colônia. Em 21 de dezembro de 1859 criou-se então a Sociedade dos Atiradores de Blumenau, com 47 sócios.
Mais tarde os grupos de teatro e canto se desmembraram desta Sociedade para formar a Sociedade Teatral de Blumenau e a Sociedade dos Cantores da Colônia de Blumenau. Ambas, porém, continuaram funcionando anexas à Sociedade dos Atiradores que, nas instalações de sua sede construiu, em 1870, um prédio dotado com palco para as encenações e apresentações musicais.
A Sociedade Teatral de Blumenau foi instituída em 24 de junho de 1860 e só passou a configurar-se como sociedade em 18 de abril de 1895, quando adotou o nome de Sociedade Teatral Froshsinn.
A Sociedade dos Cantores da Colônia de Blumenau foi fundada três anos depois, em maio de 1863, pelo pastor Osvaldo Hesse. Mais tarde foi denominada Sociedade de Canto Germânia.
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Novos horizontes
Enquanto os cantores organizavam uma banda de música para as datas festivas e comemorações - as quais faziam com grande aparato - o grupo teatral se desligava da Sociedade dos Atiradores. A permanência na entidade tornava-se difícil pela diversidade de propósitos entre as duas facções.
Os sócios da Sociedade Teatral Frohsinn adquiriram um terreno na então Rua das Palmeiras (hoje Alameda Duque de Caxias), para a construção de sua sede própria: o Teatro Frohsinn. Junto a eles uniu-se um grupo de cantores: a Sociedade Musical Lyra.
A última apresentação da Sociedade Teatral Frohsinn na Sociedade dos Atiradores foi dia 16 de fevereiro de 1895 com a comédia "O Último".
A inauguração
Para a inauguração do Teatro Frohsinn, em abril de 1896, foi encenada a peça "Uma Idéia Maluca", de Karl Laufs, escolhida justamente pelo seu título - usado como resposta àqueles que consideravam "loucura" a idéia de construir um teatro em Blumenau.
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Precursora
Com o transbordamento do rio Itajaí-Açu, na grande enchente de 1880, grande parte dos equipamentos e da biblioteca destas sociedades foi perdida, dificultando a recuperação de alguns importantes registros históricos.
Deste período, no entanto, é de grande relevância registrar um nome que destacou-se entre os demais pioneiros do teatro em Blumenau: Rose Gaertner.
Seu papel como incentivadora é indiscutível e sua trajetória foi pautada por atitudes que a colocaram também como a primeira feminista da cidade.
Período crítico
O início do século não começou bem para as artes na cidade. Em 1900 morria Rose Gaertner e em 1917, com a Primeira Guerra Mundial, o idioma alemão foi proibido. Por quatro anos as atividades teatrais ficaram paralisadas. Só voltaram a tornar-se intensas entre 1920 e 1936.
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Pedra fundamental
Em 1935 a Sociedade Teatral Frohsinn lançou, dia 10 de dezembro, a pedra fundamental da construção do novo teatro. Agora na Rua 15 de Novembro, no centro da cidade. Enquanto a sede era construída, em 1936 a Sociedade Frohsinn unia-se a Sociedade Liederkrantz, que era a fusão da Sociedade Musical Lyra com a Sociedade de Canto Germânia.
Em 1937 uma nova lei obrigando o uso do idioma nacional por todos os imigrantes e descendentes ocasionou um generalizado desânimo nos amadores teatrais.
O nome
A primeira parte das obras do teatro foi concluída em 1939 (compreendendo a parte externa, salão de festas e restaurante). Neste ano a Sociedade Teatral Frohsinn alterou definitivamente seu nome para Sociedade Dramático Musical Carlos Gomes. O novo teatro foi inaugurado dia 1º de julho de 1939.
A atual Sociedade, que compreendia a fusão da Frohsinn com a Liederkrantz, começava então a conquistar suas primeiras glórias: constituiu a Orquestra e o Coro sob regência do maestro Heinz Geyer.
Heinz Geyer, discípulo do mundialmente famoso Richard Strauss e amigo íntimo do pianista Arthur Rubinstein, chegou a Blumenau no início da década de vinte. No tempo em que esteve à frente das atividades artísticas da Sociedade produziu três óperas e inúmeras peças para canto. A primeira ópera montada na cidade e com artistas locais foi "Preciosa", de Carl Maria Von Weber.
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Em 1981 é criada a Orquestra de Câmara de Blumenau, por Dieter Hering e a musicista Neyde Coelho, tendo como regente o maestro Norton Morozowicz. Foi considerada pela crítica especializada como o melhor conjunto de câmara do país. Foram várias as turnês realizadas dentro e fora do Brasil.
Numa nova fase formou-se a Academia de Cordas de Blumenau e a partir dela a Orquestra do Teatro Carlos Gomes, que assume o papel de representante musical de uma das mais importantes casas de cultura do Estado. A orquestra dá continuidade à herança cultural recebida, projetando a cidade no meio musical do Estado e do país. Hoje o grupo voltou a adotar o nome Orquestra de Câmara de Blumenau.
Cenicamente o Teatro só volta a receber novo impulso com a criação, em 1969, da Equipe Vira Lata de Teatro. Dirigida por Carlos Roberto Jardim, a equipe trabalha na formação de platéia com montagens infantis. Outro impulso vem em 1984, com a criação do Núcleo de Teatro e Escola - NuTe, que volta suas atividades para o estudo e a formação de novos valores para a arte cênica blumenauense. Em 2004 a Escola de Teatro passou a ser administrada pela Cia. Carona de Teatro, do diretor Pepe Sedrez, recebendo o nome de Carona Escola de Teatro.
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O Salão de Festas, com pequeno espaço para apresentações, tinha papel muito importante, pois cada espetáculo (teatro, concerto, coral), era completado com um baile.
A sala de espetáculos, coxias, palco giratório com 12 metros de diâmetro, inovação que ainda hoje é prerrogativa de poucos teatros brasileiros, foram inauguradas dia 5 de dezembro de 1942. Neste mesmo ano é criada também a Escola de Ballet do Teatro Carlos Gomes.
Em 1949 surgia nas dependências do Teatro o Conservatório Curt Hering, dedicado ao ensino e prática da música até 1970. Extinto o Conservatório, surge em 1971 a Escola Superior de Música de Blumenau, sob a direção de Oscar Armando Zander. Sua nomenclatura foi alterada para Escola de Música de Blumenau, em 1996, e, atualmente, desde início do ano de 2009, é denominada de Escola de Música do Teatro Carlos Gomes.
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Hoje
Atualmente somos a ASSOCIAÇÃO DRAMÁTICO MUSICAL CARLOS GOMES. Nomenclatura que foi alterada na Assembleia Extraordinária datada de 16 de maio de 2022.
Em Blumenau, é mais do que um palco para espetáculos - é o epicentro da vida cultural e artística da região.
Oferece uma variedade de atividades e serviços, incluindo a Escola de Música, a OUT - Escola de Dança e a Carona Escola de Teatro.
Desde o seu início, tem sido o palco de eventos e espetáculos culturais de destaque, ao mesmo tempo em que acolhe uma série de eventos que impulsionam o desenvolvimento econômico da região. Congressos, palestras, seminários e muito mais.
A infraestrutura é completa: com dois auditórios, dois salões e seis salas de apoio. Dessa forma acomoda uma ampla gama de eventos, desde pequenas reuniões até grandes convenções para até 1 mil pessoas. Todos os espaços são climatizados e equipados com o que há de melhor, mantendo a elegância e o charme da arquitetura clássica do Teatro. Além disso, há um restaurante interno que oferece refeições da alta gastronomia e coquetéis de qualidade.
E não podemos esquecer da localização, na área central da cidade facilitando o acesso a estacionamentos, hotéis e restaurantes.
Bem-vindos!