Terça, 01 Setembro 2015 09:18

Percussão baiana é tema de workshop no Teatro Carlos Gomes

 

No dia 26 de setembro, das 14h às 18h, a Escola de Música do Teatro Carlos Gomes sedia um workshop inédito, que traz uma abordagem sobre o “Universo Percussivo Baiano”. O curso, que é aberto ao público, será ministrado pelo compositor e pesquisador Letieres Leite. O objetivo é aproximar o grande público da música afro-brasileira e afro-baiana, seus aspectos históricos e sua aplicação nas composições. Durante a oficina, o instrumentista e idealizador da Orkestra Rumpilezz utilizará o método UPB, desenvolvido por ele e que relaciona a tradição oral com a tradição da escrita musical europeia. As inscrições já estão abertas, custam R$ 65 e podem ser feitas até o dia 24 de setembro. Quem quiser participar, pode se inscrever na secretaria da Escola de Música. As vagas são limitadas.

 

O workshop passará por três momentos diferentes, iniciando com uma introdução e contextualização histórica e se aprofundando sobre a importância da observação oral do aprendizado das claves e entorno e a prática, com a vivência em conjunto, com execução de temas exclusivamente compostos para o exercício dos ritmos estudados.  “Esta é uma oportunidade única que trazemos para os estudantes de música, instrumentistas e interessados no tema. O curso vai proporcionar aos participantes o enriquecimento das abordagens rítmicas, além de aprofundar o conhecimento sobre a música matricial afro-brasileira”, comenta a diretora Artístico Pedagógica, Noemi Kellermann.

 

 

Confira o cronograma do workshop:

- Aspectos históricos e antropológicos sobre a diáspora negra no Brasil, observando as contribuições dos grupos (sudanês e banto) na formação musical afro-brasileira.

- Considerações sobre a clave rítmica, discutindo diversos estudos e teoria sobre sua origem, existência e importância nas músicas de matriz africana.

- Abordagem da tradição oral e tradição europeia, com considerações sobre forma de leitura/escrita para os ritmos (toques) de matriz africana, a partir da observação do uso dos sistemas de claves rítmicas e seu entorno, identificando os padrões de subdivisão.

- Estudos e vivência de alguns "toques" da música afro-brasileira e das músicas compostas exclusivamente para o estudo desses “toques”.

- Prática de conjunto com execução das músicas compostas exclusivamente para o estudo e exercício da transmissão dos toques e suas variações para os instrumentos de base e sopro.

 

 

Serviço:

O quê: Workshop sobre o Universo Percussivo Baiano, com Letieres Leite

Quando: sábado, 26 de setembro, às 14h

Onde: Escola de Música do Teatro Carlos Gomes.

Inscrições: R$ 65 


*As inscrições devem ser feitas presencialmente na Escola de Música do Teatro Carlos Gomesaté o dia 24 de setembro. Endereço: Rua XV de novembro 1181 - Centro , Blumenau , SC. Vagas limitadas. 

Aconteceu

Teatro Carlos Gomes © 2015. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Brava Propaganda e Spezzi.