Quarta, 10 Fevereiro 2021 10:32

Uma vida pela música

Três décadas de dedicação e competência marcam o nome e a arte de Noemi Kellermann no Teatro Carlos Gomes e na Escola de Música Três décadas de dedicação e competência marcam o nome e a arte de Noemi Kellermann no Teatro Carlos Gomes e na Escola de Música

É impossível falar do amor pela música e pela arte e não lembrar de Noemi Kellermann. Mulher forte, de sorriso largo, figura marcante e de um conhecimento sem igual, principalmente quando falamos de uma de suas principais paixões: a música. Ao longo dos seus mais de 80 anos, muito aprendeu e muito ensinou também. Há décadas é reconhecida como referência em educação musical. E hoje, mais do que nunca, é o momento de dizer muito obrigado por toda a sua dedicação.

A história e a ligação de Noemi Kellermann com o Teatro Carlos Gomes, que começou em meados de 1970, agora toma novos horizontes. Depois de mais de cinco décadas, a querida e admirada diretora artístico pedagógica deixa a Escola de Música do Teatro Carlos Gomes. “Para nós, foi um orgulho imenso ter essa profissional tão competente e pessoa sem igual que é a Noemi por todos esses anos. Sempre disposta, repleta de ideias e que nos deixa um legado marcante, além de todo o aprendizado. Nossa ligação e contato ainda continuarão, mas agora de outra forma”, comenta Elisete Beck, diretora do Teatro Carlos Gomes.

 

Um pouco da história

O contato de Noemi com o Teatro Carlos Gomes vem desde os Seminários Catarinenses de Música que iniciaram no final de 1960 e culminaram com a vinda definitiva dela para Blumenau com a equipe de professores liderada pelo professor Dr. Oscar Zander, da Universidade Federal do Rio Grande do Su (URGS), para a criação da Escola de Música do Teatro Carlos Gomes. Desde então, esteve um período ausente do Teatro para estudar a Pedagogia ORFF, em Salzburg, com bolsa de estudo do Governo da Áustria e, mais tarde, quando precisou se dedicar exclusivamente à Furb como professora e em outras funções. Mas, mesmo nesses anos fora, sempre manteve o contato com os amigos e, é claro, com a arte e a cultura que estão por todos os cantos das paredes e corredores do Teatro Carlos Gomes. Foi então que, em 2008, retornou para a Escola de Música do TCG depois de se aposentar da Furb. Foi convidada para ser diretora artístico pedagógica, cargo que exerceu até dezembro de 2020. Noemi Kellermann sempre teve, e ainda tem, uma forte presença na área cultural. Ela, que já presidiu o Conselho de Políticas Culturais de Blumenau por cinco gestões, ao longo desses anos recebeu inúmeras honrarias e segue sendo referência em música, educação e arte para mais de uma geração de professores, alunos e pessoas com as quais convive. Quem assume a direção artístico pedagógica da escola é Roberto Fabiano Rossbach.

 

Texto: Camila Tibes – Oficina das Palavras

Aconteceu

Teatro Carlos Gomes © 2015. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Brava Propaganda e Spezzi.