Quinta, 15 Julho 2021 09:26

Três fatos que você precisa saber sobre o Teatro Carlos Gomes

O Teatro Carlos Gomes é um dos maiores ícones culturais de Santa Catarina, e além de receber eventos sociais, culturais e corporativos, ainda é sede de três escolas, de música, teatro e dança, transformando arte e cultura também em aprendizado. Nesta edição vamos trazer algumas curiosidades sobre essa casa que tem um papel tão relevante na cultura e arte catarinense.

1- Apesar de ser conhecido como Teatro Carlos Gomes, seu nome é Sociedade Dramático Musical Carlos Gomes. É uma entidade cultural, sem fins lucrativos, que atua em Blumenau desde o ano de 1860, quando foi fundada. Ponto de encontro e convergência cultural, é um dos principais cartões postais de Blumenau.

2 - Além de uma grande caixa cênica e o fosso de orquestra, um dos grandes destaques no Teatro Carlos Gomes é o palco giratório. Com 12 metros de diâmetro, é uma inovação que ainda hoje é prerrogativa de poucos teatros brasileiros. Existem apenas entre quatro e cinco palcos giratórios em todo o Brasil, e nem todos funcionam. Hoje também já se usam outras tecnologias. Mas, como o Teatro Carlos Gomes é um prédio tombado pelo patrimônio histórico, essa característica peculiar e singular foi mantida. Inaugurado no dia 5 de dezembro de 1942, o palco inicialmente funcionava à mão, onde era preciso no mínimo seis pessoas para fazê-lo girar. Anos depois, Heinz Holetz alterou o uso para mecanicamente através de um pequeno motor, o qual continua até hoje.

3 - Com a trajetória no ensino musical iniciada em 1949 através da criação do Conservatório Curt Hering, e hoje com mais de 20 cursos, a Escola de Música do Teatro Carlos Gomes possui uma das poucas bibliotecas no Estado que é dedicada exclusivamente à música. Um espaço que além de muito aprendizado, guarda também muitas memórias. Seja para quem estuda música ou apenas é curioso sobre as artes.  São cerca de 12 mil volumes, entre livros, partituras, métodos, revistas, jornais, dicionários, discos de vinil, CDs e DVDs, que estão à disposição para empréstimo aos alunos. A comunidade externa também pode visitar e realizar consulta no local. Ainda é possível conhecer uma exposição de instrumentos antigos e históricos como o Krumhorn, a Cornamusa, a Bombarda e o Dulcien.

Aconteceu

Teatro Carlos Gomes © 2015. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Brava Propaganda e Spezzi.