Domingo, 30 Setembro 2012 21:00

Teatro Carlos Gomes aprova projeto que disponibilizará 276 bolsas de estudo

Logo as escolas de teatro, música e dança do Teatro Carlos Gomes estarão mais movimentadas ainda. Foi aprovado esta semana o projeto apresentado pela entidade ao Ministério da Cultura que beneficiará 276 estudantes das três áreas. O Governo Federal aprovou um incentivo de R$ 388.940,00 (Pronac 12.6336), que será totalmente abatido via Lei Rouanet das empresas mecenas.

O funcionamento do projeto é simples: as empresas parceiras darão o aporte financeiro para o projeto e terão o valor deduzido do seu pagamento de Imposto de Renda Ou seja, ao invés de pagar o valor como tributo, elas investirão na formação de artistas locais.

Existem cotas de diversos valores, sendo que a metade dos bolsistas é indicada pelo mecenas que pode beneficiar colaboradores ou seus filhos como um projeto de endomarketing, e a outra pelo Teatro Carlos Gomes, que fará um processo de seleção de pessoas que se candidatarem ao benefício.

Ricardo Stodieck, presidente do Teatro Carlos Gomes, diz que a conquista está alinhada com o movimento de crescimento que a entidade vive. “Tivemos mais de seis mil espectadores em nove apresentações do Orfeu 21, que foi um sucesso também graças à intima relação com o estudo das artes. Até o final de 2012, teremos realizado cerca de 50 eventos com entrada gratuita através de uma parceria com o Sesc Blumenau. O público e a agenda cresceram muito nos últimos anos. Com a aprovação deste projeto, podemos oferecer à sociedade também a formação de novos talentos nas artes”, comemora.

O executivo complementa que a iniciativa privada tem papel fundamental na próxima etapa do processo. Para ele, o incentivo às artes com abatimento via Lei Rouanet não só não impacta nas finanças como fortalece o cunho social das empresas. “O Teatro Carlos Gomes sempre teve um apoio muito grande das companhias da nossa região. Temos certeza que, além das que já se relacionam conosco, conseguiremos outras marcas interessadas em estarem próximas”, conclui.

O projeto foi aprovado na integra, sem diligências complementares e foi cadastrado com abrangência regional, contudo o parecer técnico do Ministério da Cultura aponta: “Projeto, a princípio, tem repercussão regional, uma vez que está focado na concessão de bolsas de estudo para moradores de Blumenau e cidades próximas. Mas sua repercussão, a longo prazo, poderia ser classificada como internacional, já que os profissionais que sairão dos bancos escolares do projeto poderão atuar profissionalmente em palcos do mundo inteiro”.

Mais informações: (47) 3144-7166.

Aconteceu

Teatro Carlos Gomes © 2015. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Brava Propaganda e Spezzi.