Segunda, 08 Outubro 2012 21:00

Sonora Brasil apresenta dia 19, às 20h, a Comitiva de São Benedito da Marujada de Bragança (PA)

O Sesc Blumenau traz a cidade no dia 19 de outubro, às 20h, a apresentação da Comitiva de São Benedito da Marujada de Bragança (PA). Será no Auditório Willy Sievert, no Teatro Carlos Gomes, com entrada gratuita.

Sobre a Comitiva

Comitiva é a denominação dada para grupos de foliões que peregrinam com a imagem da São Benedito, cantando folias, rezando ladainhas e visitando casas de promesseiros em grande parte da região nordeste do estado do Pará, chegando até cidades do Maranhão.

O ciclo começa em abril e se encerra na primeira quinzena de dezembro, com o início da Festividade de São Benedito. Na festividade ocorre a manifestação cultural denominada Marujada de Bragança, que tem na música e na dança instrumentos de louvação ao santo.

A Comitiva de São Bendito da Marujada de Bragança, constituída para o projeto Sonora Brasil, é formada pelos cantadores Zezinho Brito, rezador há mais de 20 anos e encarregado por uma das três comitivas existentes, Rafael Almeida, Waldir Santos e Nazareno Nascimento, que, além de entoarem os cânticos, tocam, respectivamente, o tambor, o pandeiro, o reco-reco e a onça (cuíca grave).

Com a finalidade de apresentar as músicas instrumentais que acompanham a dança da Marujada em dezembro, Mestre Antônio, rabequeiro da Marujada de Bragança, e Júnior Soares, cantador, banjista e violonista, pesquisador da cultura amazônica, se integram ao grupo para apresentarem os seis ritmos típicos da celebração: a roda, o retumbão e o chorado (afro-brasileiros); a mazurca, o xote e a contradança (europeus).

Serviço:
Comitiva de São Benedito da Marujada de Bragança (PA)
Data e horário: Sexta, dia 19/10, às 20h
Local: Teatro Carlos Gomes – Auditório Willy Sievert
Ingresso: Entrada franca
Mais informações:(47) 3322-5261
Produção: Sesc Blumenau

Fonte: Sesc Blumenau

Aconteceu

Teatro Carlos Gomes © 2015. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Brava Propaganda e Spezzi.