Terça, 30 Agosto 2016 14:28

Quinta edição do COLMEIA traz cerca de 270 atrações à comunidade de Blumenau e região

O evento do Coletivo Laboral Multicultural de Experimentações e Intervenções Artísticas, em parceria com o Teatro Carlos Gomes, ocorre nos dias 24 e 25 de setembro O evento do Coletivo Laboral Multicultural de Experimentações e Intervenções Artísticas, em parceria com o Teatro Carlos Gomes, ocorre nos dias 24 e 25 de setembro

Nos encontros, uma ode ao pensamento coletivo, à troca de ideias. Nos bastidores, organização e zum, zum, zum, gestão na moderação de favos (grupos de trabalho, denominados GTs), integração de abelhas e fabricação de mel. São mais de 500 artistas, artivistas e gestores culturais com um mesmo ideal: produzir o COLMEIA 2016. O evento, gratuito e aberto a toda comunidade, que ocorre neste ano nos dias 24 e 25 de setembro, no Teatro Carlos Gomes, chega à quinta edição fortalecido e com número recorde de inscrições. O público de Blumenau e região poderá prestigiar cerca de 270 atrações; sete artesãos (GT artesanato); 21 espetáculos teatrais (GT cênicas); 11 filmes (GT cinema); 14 pratos desenvolvidos pelo GT culinária; 14 apresentações do GT de dança; 52 apresentações e batalhas de break do GT hip hop; 21 atrações do GT literatura; 67 shows musicais para embalar a plateia, do GT música; 13 workshops do GT oficinas e 41 obras selecionadas e trabalhadas pelo GT de visuais. As novidades desta edição foram a criação do GT Mobilidade Urbana, com oito adesões, que une as pessoas do pedal com o fazer artístico do evento, e o GT Criança, demanda que surgiu nas reuniões, onde os Grupos de Trabalho (GTs) se uniram para fazer uma rota de atrações ao público infantil.

“Receber e apoiar um evento como o COLMEIA, que é totalmente colaborativo, onde nós cedemos as dependências e os artistas cedem as suas artes, nos fortalece como instituição e como cidadãos. Assim contribuímos para a fomentação da cultura, aproximando a comunidade, os artistas locais e regionais”, comenta a coordenadora de eventos culturais do Teatro Carlos Gomes, Eloise Marangoni.

“A produção coletiva buscou renovação através da colaboração, encontrou amor pela arte e o fazer acontecer. Esse ano trazemos duas novidades e fortalecemos mais uma vez o trabalho com os artistas. Serão dois dias de muita arte para a comunidade e esperamos que ela se empodere do que lhe é de direito”, afirma a moderadora do GT Artesanato, Natele Petersen.

A programação completa do evento estará disponível a partir do dia 5 de setembro nas redes sociais do COLMEIA. Acompanhe as notícias e as novidades pelo www.facebook.com/coletivocolmeia e pelo www.instagram.com/coletivocolmeia (novidade deste ano também).

 

Saiba mais:

Com a primeira edição em 2012, tendo como um dos idealizadores o artivista Clóvis Truppel (in memoriam), o evento COLMEIA é colaborativo, organizado pela classe cultural em conjunto com o teatro. Na parceria estabelecida, o Teatro Carlos Gomes cede as dependências e a estrutura sem custos e os artistas cedem a sua produção. Desta forma, a comunidade tem acesso ao movimento cultural sem cobrança de ingressos. Além de uma programação cultural intensa, outro destaque na quinta edição é novamente a gestão dos favos pelos moderadores, lideres-carismáticos que foram surgindo durante as reuniões, e que tomam às frentes dos Grupos de Trabalhos (GT) nas áreas de artesanato, cênicas, cinema, culinária, dança, hip hop, literatura, mobilidade urbana, música, oficinas e visuais.

 

Serviço:

COLMEIA 2016 – Quinta edição

Quando: nos dias 24 e 25 de setembro

Horário: Sábado das 10h às 2h e domingo das 10h às 24h (ou 00h)

Local: Teatro Carlos Gomes (Rua XV de Novembro, 1181 - Centro – Blumenau)

Entrada: Gratuita e aberta a toda a comunidade

 

Texto: Nane Pereira 

Aconteceu

Teatro Carlos Gomes © 2015. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Brava Propaganda e Spezzi.