Quinta, 16 Julho 2015 10:37

Praça musical promove tranquilidade em meio ao caos urbano

Iniciativa pioneira do Teatro Carlos Gomes traz uma seleção de músicas especial

Em meio a congestionamentos, buzinas e a correria do dia a dia, as pessoas acabam não prestando atenção aos detalhes de espaços públicos que buscam, pouco a pouco, se transformar em um local mais humano. Como, por exemplo, o som que a Praça do Teatro Carlos Gomes emite diariamente, das 9h às 20h. Desde junho de 2008, o espaço, que é um dos principais pontos turísticos da cidade, faz ecoar por oito caixas de som espalhadas pelo jardim uma seleção de músicas especial para quem procura um momento de tranquilidade.

São músicas instrumentais e vocais, com repertório que vai do clássico ao popular, entre eles, temas de filmes e trilhas sonoras. Quem escolhe o que o público vai escutar é a diretora Artístico Pedagógica da Escola de Música do Teatro Carlos Gomes, Noemi Kellermann. “O objetivo é estabelecer mais uma oportunidade de apreciação e prazer em ouvir música para qualquer pessoa que passe pela praça ou deseje estar na praça. Além disso, também contribuímos para o bem-estar das pessoas e estimulamos o contato e o conhecimento sobre música através de uma vivência simples de ouvir música”, explica.

Por mais que não pareça, a música vai muito além do entretenimento, ela traz diversos sentimentos e sensações, acalma, relaxa, alegra, entre outros. Mas, ela também pode trazer diversos benefícios para a saúde, como melhora da memória e alívio de dores. “A música ativa o centro de prazer do cérebro, libera dopamina e causa uma sensação de bem-estar. Tem sido muito usada como tratamento de diversos problemas”, comenta o especialista em Clínica Médica do União Saúde, Celso Boaventura Jr.

A iniciativa é pioneira no Estado e foi realizada em parceria com o escritório Nemetz & Kuhnen Advocacia, que patrocinou a instalação dos equipamentos, e a Connecta Áudio e Vídeo, que fez toda a instalação. “Nesse caos urbano em que vivemos hoje, com trânsito congestionado, agendas cheias de atividades e compromissos, um momento, por mínimo que seja, de bem-estar e alívio pode mudar o dia de alguém de maneira muita positiva e nós buscamos promover isto através da música. Precisamos de mais lugares assim”, finaliza Noemi.

Aconteceu

Teatro Carlos Gomes © 2015. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Brava Propaganda e Spezzi.