Terça, 23 Abril 2019 11:25

Evento gratuito reunirá mais de 200 bailarinos para celebrar o Dia Internacional da Dança

Alunos e professores da Pró-Dança de Blumenau farão apresentações na praça em frente ao Teatro Carlos Gomes Alunos e professores da Pró-Dança de Blumenau farão apresentações na praça em frente ao Teatro Carlos Gomes

Sapateado, ballet, danças urbanas ou jazz. Todo estilo de dança transmite algo. Seja no ritmo, na leveza, no empoderamento ou pela energia que passa. Dançar é fazer poesia com o corpo, é capturar o ritmo da vida, transformar os passos e movimentos em arte. No dia 29 de abril, quem passar pela praça do Teatro Carlos Gomes vai poder sentir e se contagiar pelos sentimentos e emoções dessa que é uma das principais artes cênicas da antiguidade. Na data em que se comemora o Dia Internacional da Dança, cerca de 200 bailarinos da Pró-Dança de Blumenau subirão ao palco montado em frente à casa para apresentações gratuitas.

Criado há nove anos para festejar o Dia Internacional da Dança, o evento começará às 19h e é aberto ao público. Serão 14 coreografias, algumas inéditas e outras apresentadas no último espetáculo de fim de ano da escola que trabalhou o tema “Uma noite no museu” nos estilos de sapateado, ballet, danças urbanas e jazz. “Esse é um dos momentos mais especiais para nós, é o dia em que celebramos uma das nossas grandes paixões e transmitimos isso para o público da maneira mais bonita possível, dançando”, menciona a coordenadora Pedagógica da Pró-Dança de Blumenau, Michelle Nicoletti.    

         O Dia Internacional da Dança foi instituído pelo Comitê Internacional da Dança (CID), da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), no ano de 1982. O dia 29 de abril foi indicado por ser o dia do nascimento do mestre francês Jean-Georges Noverre (1727-1810), um ícone que foi além dos princípios gerais que guiavam a dança naquele tempo. “A dança está ao alcance de todos e pode ser encaixada em uma infinidade de momentos em nossas vidas. Dançar é sinônimo de celebração e de felicidade. Ela transforma, cativa e envolve. Esta é uma ocasião onde mostramos nosso amor por essa arte e também homenageamos os bailarinos e todas as formas de expressão corporal e artística”, acrescenta a diretora da Pró-Dança de Blumenau, Bruna Georgi.

 

 

Texto: Camila Tibes 

Aconteceu

Teatro Carlos Gomes © 2015. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Brava Propaganda e Spezzi.