Quinta, 13 Julho 2017 16:32

Em clima de saudade, 30º Fitub encerra hoje

Em clima de saudade, 30º Fitub encerra hoje Leo Laps

Sendo um dos maiores eventos de teatro da América do Sul, o 30º Fitub encerra nesta quinta-feira, dia 13, deixando saudades para quem aqui fica e quem daqui volta para de onde veio. Nestes oito dias oficiais de programação e ainda apresentações que anteciparam a semana, o festival trouxe 23 espetáculos, ente brasileiros e argentinos, com mais de 40 sessões, somando cerca de 50 horas de artistas em palco e muito mais horas de pré e pós apresentação envolvendo direta ou indiretamente uma equipe com mais de 100 pessoas, além de todos os artistas dos grupos.

 

Mesmo sem uma temática específica pré-definida para esta edição, o que se pode ver nos palcos foram temas atuais, como a luta das mulheres pela igualdade, as questões de gênero, a luta estudantil por melhores condições de ensino e a fragilidade das grandes instituições, sejam religiosas ou políticas. Foram palcos para interpretação teatral e resistência cultural. 

 

 

Um grande Cabaret 

Na agenda deste último dia há dois espetáculos. Às 17 horas, no pequeno auditório do TCG será apresentado Jingobel, do Grupo K Teatro, pela Temporada Blumenauense de Teatro e às 19h30min o grupo Periplo Compañía Teatral apresenta o Espetáculo Convidado El Cantar De Los Soñantes. Como convidados a participar da 30ª edição, o grupo Periplo encerra as apresentações oficiais da programação, 17 anos depois de estrearem profissionalmente, em 2000, nos palcos do Fitub.

 

A festa de encerramento do festival inicia às 21 horas no Salão de Festas do Teatro Carlos Gomes, com a solenidade de homenagens aos grupos selecionados e convidados, diferente dos anos anteriores em que havia a premiação de destaques. Após as homenagens, será aberto o Cabaret, que recebe apresentações curtas teatrais e musicais, fechando a 8ª noite desta edição. 

 

Sem a premiação de destaques, que era concedida antes através de votos dos analisadores, a partir desta 30ª edição, as avaliações individuais de cada um destes analisadores ficará disponível de forma documental como validade crítica agregando ao currículo dos grupos que se inscreveram, sendo 12 selecionados entre 118 inscritos.

 

 

Texto: Iuri Kindler - Assessoria de Imprensa
Imagens: Leo Laps

Aconteceu

Teatro Carlos Gomes © 2015. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Brava Propaganda e Spezzi.