Quinta, 09 Março 2017 16:20

Abertas as inscrições para grupos teatrais participarem da 30ª edição do FITUB

Sob nova coordenação, o Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau promete continuar fazendo história na cena teatral brasileira e ibero americana. Criado em 1987, o FITUB chega a sua trigésima edição institucionalizado pela FURB, sua realizadora, ao lado de muitos parceiros ao longo dos seus 29 anos. Referência e incentivo para a criação, manutenção e propagação da arte teatral, em 2017 o festival amplia sua potencialidade e alcance, aceitando além de grupos universitários e escolas técnicas, também grupos vinculados a escolas livres de teatro de todo Brasil e exterior.

Além de aumentar ainda mais o intercâmbio cultural, a abertura a esses outros grupos propicia uma discussão além do mundo acadêmico universitário e ao mesmo tempo traz um frescor a esse lugar, que se coloca numa postura de troca, reflexão e aprendizado sobre o teatro, além da produção especificamente universitária. Abrir esse espaço para as escolas, acreditando na contribuição qualitativa que estas produções possam trazer para o evento é a intenção da organização, que na última edição teve a primeira experiência nesse sentido.

Fábio Hostert, novo coordenador do FITUB, um jovem blumenauense, fruto do Curso de Teatro da FURB, integrante da Cia Carona e também professor universitário, decidiu mexer um pouco no formato do festival. Algumas alterações importantes poderão ser notadas no regulamento lançado no último dia 24 de fevereiro no hotsite www.furb.br/fitub. Entre elas está a não definição das antigas Mostras e seu quesito competitivo (Universitária Nacional, Paschoal Carlos Magno Universitária Ibero-Americana, Escolas Livres de Teatro). Ficará a cargo da Comissão Curadora, Coordenação e Comissão Artística como serão apresentados ao público os espetáculos selecionados e possíveis destaques dentro da 30ª Edição do FITUB.

Ao longo de sua existência o Festival abriu espaço para a apresentação de trabalhos dos grupos de teatro locais, que junto com grupos vindos de todo território nacional, de outras partes do continente e até de outros continentes, usufruem dos momentos de estudos, das análises de espetáculos e das oficinas. Essa abertura contribuiu significativamente para o movimento teatral da comunidade artística local e a formação de plateia, que se fortaleceram por outras ações, como o Teatro na Escola e o Palco sobre Rodas, que devem permanecer na programação.

 

Serviço

Inscrições para 30º Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau

Onde: www.furb.br/fitub

Quem: Grupos de teatro vinculados a Instituições de Ensino de Nível Superior (ensino, pesquisa e extensão), Escolas Técnicas de Nível Médio (devidamente credenciadas pelo competente órgão nacional de educação) ou Escolas Livres de Teatro.

Quando: Até dia 14 de abril de 2017

Mais informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / (47) 3321-0575

Aconteceu

Teatro Carlos Gomes © 2015. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Brava Propaganda e Spezzi.