Quinta, 07 Julho 2016 15:57

29º Fitub planta a semente cultural na formação do cidadão

Espetáculo Como nasceu a alegria, da Cia Carona de Teatro, durante apresentação na Escola Pedro I Espetáculo Como nasceu a alegria, da Cia Carona de Teatro, durante apresentação na Escola Pedro I Daniel Zimmermann

As cortinas de Blumenau se abrem oficialmente para receber o 29º Festival Internacional Universitário de Blumenau, às 20 horas desta quinta-feira, dia 7, no Teatro Carlos Gomes. Mas no despertar da manhã de hoje, na escola Pedro I da Itoupava Central, pequenos olhares já estavam bem atentos assistindo ao primeiro espetáculo da ação integrante do festival, Teatro na Escola, que na programação levará mais de 10 apresentações para escolas da cidade e região, além de oficinas com os pequenos. Esta é a oportunidade que o Fitub tem de instigar nas crianças, o interesse pelo teatro e assim formar pessoas mais próximas da cultura.

            Realizado pela Universidade Regional de Blumenau – Furb, o 29º Fitub está levando os espetáculos do Teatro na Escola com apoio do Serviço Social do Comércio – Sesc. Além da escola Pedro I, que tem quatro apresentações nesta quinta, as escolas Emma Tribess e Vidal Ramos, de Blumenau, Dolores Krauss de Gaspar e Úrsula Kroeger de Indaial também recebem apresentações da programação do festival que pode ser conferida integralmente no site furb.br/fitub.

 

Vivência teatral: Mais de 90 crianças se apresentarão durante o Fitub.

A proximidade das crianças com o teatro também acontece na prática durante o 29º Fitub. Nesta sexta-feira, dia 8, mais de 90 crianças vão participar de oficinas diferentes com os grupos blumenauenses Detalhe, Lira e Trupe e depois irão para a frente do Teatro Carlos Gomes para se apresentar ao público a partir das 16h30min.

            As crianças integram grupos de atividades da Fundação Pró-Família de Blumenau, Fundação Indaialense de Cultura e das escolas básicas municipais Profa. Dolores Krauss, Ferandino Dagnoni e Belchior, que vindos de Gaspar.

            Outra oficina gratuita, e destinada gratuitamente à professores de ensino básico, médio ou universitário é “A arte da docência e a docência da arte”, que será ministrada pelo professor Eduardo Kawamura, de Campinas. Na oficia os participantes participarão de abordagens sobre as diferentes possibilidades no exercício da docência e como desenvolver isso com arte. Esta oficina será no salão de festas do Teatro Carlos Gomes na segunda-feira, dia 11, entre 8h30min e 12h30min. Informações adicionais e inscrições para esta oficina podem ser obtidas na Secretaria do Fitub, no Teatro Carlos Gomes.

 

Texto: Iuri Kindler

Imagem: Daniel Zimmermann - Espetáculo Como nasceu a alegria, da Cia Carona de Teatro, durante apresentação na Escola Pedro I

Aconteceu

Teatro Carlos Gomes © 2015. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Brava Propaganda e Spezzi.